domingo, 27 de setembro de 2009

Sakura de Deus


Florescendo para Deus
(Liana Noriko Tatsumi Goya)

  Estes tempos lembrei-me de minha infância e de uma árvore que existia no quintal da nossa casa. Eu morava num lugar bem quente no interior do estado de São Paulo, já bem próximo da divisa com o estado de Mato Grosso do Sul.
  O quintal da minha casa era enorme e existia lá uma arvorezinha miúda que ficava muitas vezes sem folhas, não dava frutos e era até feiinha perto das enormes laranjeiras. Em um época lembro que, por causa de uma doença chamada "cancro cítrico", todas as laranjeiras e limoeiros foram cortados, restando somente aquele pezinho.
  A civilização chegou, e o quintal foi todo cimentado, só sobrou um pequeno canteiro com aquela arvorezinha. Não sabia por que meus pais e especialmente os meus avós se importavam tanto com aquela árvore e não a cortavam de uma vez.
  Anos mais tarde, fiquei sabendo que aquele era um pé de sakurá que meus avós tinham conseguido, de alguma forma, trazer do Japão. Agora fazia sentido a alegria da minha avó em ver aquelas flores miúdas de um rosa bem clarinho, quase branco, brotarem no topo da árvore.
  Penso naquela árvore de clima frio que insistia em florescer num calor tão intenso da região. Dava flores, apesar do chão tão impróprio, cheio de cimento e de mãozinhas travessas que, na sua ignorãncia, retiravam os brotos.
  Acho que muitas vezes nós somos como aquela arvorezinha num lugar de clima difícil, chão duro, e muita adversidade.
  No Salmo 1.3, a Biblia fala do justo como alguém que é plantado junto a corrente de águas, junto do Senhor. O Salmo 92.12-15 fala do justo que floresce nos átrios de Deus e dá frutos até em tempos em que as pessoas já não esperam mais.
  Este é o chamado do nosso Senhor para vivermos como seus filhos, orando, trazendo palavras de encorajamento, ou fazendo pequenos gestos de bondade. Podemos manifestar a Graça de Deus onde estivermos e em todas as circunstâncias.
  Que a cada dia possamos viver bem firmados com Jesus, ser cada vez mais parecidos com Ele, e para sua gloria, manifestar Sua Graça e bênção.
(São Paulo, julho de 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário