quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Um tostão pelos seus pensamentos


Cientistas estimam que uma pessoa possa ter 40.000 pensamentos por dia. Quantos desses pensamentos valem um tostão? E quantos desses pensamentos não seriam revelados para outras pessoas nem que se pagassem milhões de reais
Quando começamos a nossa nova vida com Jesus nossa mente pode e deve ser renovada. Mas muitas vezes a mente é o último esconderijo que resiste a um quebrantamento. Pode parecer fácil fingir uma vitória que ainda não foi experimentada por completo. No entanto, a mulher em ministério sabe que não há nada encoberto para Deus.
A Bíblia é clara a respeito da necessidade de cuidar da nossa mente. Mateus aconselha que evitemos  as preocupações da vida (6.25-34), o julgamento dos outros (7.1-2) e a maldade nos pensamentos (15.18-20). Paulo escreve sobre o perigo de deixar o inimigo corromper a mente pelo engano (2 Coríntios 11.3) e que a mentalidade da carne é inimiga de Deus (Romanos 8.6).
            Nossa maneira de pensar influencia nosso comportamento. Se quisermos um 
quebrantamento e uma nova força para responder às necessidades de outras pessoas, precisamos ser transformados pela renovação da nossa mente (Romanos 12.2). Deus nos oferece em Jesus a escolha de viver na verdade, o poder para despir-nos do velho homem e ser renovados no modo de pensar (Efésios 4.20-24). A mente quebrantada  se preocupa com as necessidades dos outros porque somos criados para ser semelhantes a Deus em justiça. 

Apresento alguns passos práticos na direção do quebrantamento e renovação da mente:
  • Não continue a viver no passado. O perdão das ofensas dos outros e o esquecimento dos nossos próprios pecados abrem espaço para viver o dia de hoje. Ao invés de fixar se num insulto “ministrado” por alguma amiga ou membro da igreja, escolha  pensar no Senhor e no o amor incondicional que ele nos oferece. Procure lembrar somente das coisas que lhe dão esperança (Lamentações 3.21).
  • Não se deixe ser controlado pelo medo. Elizabeth George acertou ao dizer, “O medo está enraizado nos pensamentos acerca de coisas que não são reais.” Filipenses 4.8 nos exorta a pensar no que é verdadeiro. 
  • Esteja sensível à voz de Deus e ao poder da Sua Palavra. Deixe a palavra de Deus “julgar seus pensamentos” (Hebreus 4.12).

  • Aprenda a parar e observar seus próprios pensamentos. Às vezes algo como uma gravação roda nos fundos da mente e melhor seria apagá-la. Pesquisas dizem que  as mulheres têm em média  36 pensamentos negativos sobre (o que quer dizer aqui? a respeito do seu corpo ou dentro do seu corpo/mente?) seu corpo por dia. Ódio, ira e egoísmo estão entre as obras da carne mencionadas em Gálatas capítulo cinco. Podemos levar “cativo todo pensamento  para torná-lo obediente a Cristo” (2 Coríntios 10.5).
  • Procure ser honesta com você mesmo e também com um grupo pequeno ou um mentor. Uma auto avaliação frequente e a prestação de contas ajudam na renovação de nossos pensamentos (Hebreus 3.13).
  • Uma mente vazia é oficina do diabo. Procure encher sua cabeça com os pensamentos de Deus (Colossenses 3.2) memorizando e meditando na palavra. A pessoa de Salmo 1 que medita na lei do Senhor é como a  árvore plantada à beira de águas correntes que dá o fruto no tempo certo.
 
É verdade que os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos (Isaías 55.9), porém pelo Espírito de Deus, temos a mente de Cristo (1 Coríntios 2.16). Esses sim são os pensamentos de grande valor.
 
1.      Dos  versículos sobre a mente qual fala mais a você?
2.      Pensamentos sem valor, de auto crítica excessiva ou que você não gostaria de revelar a ninguém. O que você pode fazer para modificar esses pensamentos?
3.      Qual dos seis passos práticos pode você aplicar em sua vida nesta semana?
                 
Barbara Lamp
barbara@sepal.org.br
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário